Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Eleições IFMA 2020

Eleições IFMA 2020

   

 

 


01 - Quais eleições teremos agora IFMA?

A comunidade do IFMA está vivenciado o processo para escolha de novos dirigentes, e que ocorrerá em duas fases.

Na primeira fase serão formadas as Comissões Eleitorais de Campus, que são escolhidas por votação. A partir da estruturação das Comissões de Campus ocorrerá a formação da Comissão Eleitoral Central.

A Comissão Eleitoral Central é quem vai regulamentar e operacionalizar o processo Eleitoral aos cargos de Reitor e Diretores-gerais do IFMA.

A segunda fase é quando iremos votar para eleger um novo Reitor(a) e Diretores-gerais para 26 campi do IFMA.

Importante: o IFMA também está vivenciando o processo eleitoral para escolha de novos representantes docentes e administrativos ao seu Conselho Superior. Para saber mais sobre esse processo acesse o endereço https://portal.ifma.edu.br/eleicoes-consup-ifma-2020/

02 - Como funciona o processo eleitoral para escolha das Comissões Eleitorais?

Serão eleitas 26 Comissões Eleitorais de Campus. A escolha dessas Comissões é feita por votação. Cada segmento (estudantes, professores e administrativos) escolherá os seus representantes nas Comissões Eleitorais Locais. Cada eleitor poderá votar em até 03 representantes do seu segmento.

03 -Qual a composição e a finalidade das Comissões Eleitorais de Campus?

A Comissão Eleitoral de Campus será constituída por nove membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo três representantes do corpo docente, três representantes dos servidores técnico-administrativos e três representantes do corpo discente maiores de 16 anos.

As Comissões Eleitorais de Campus têm suas atribuições apresentadas nos termos do art. 7º do Decreto nº 6.986 de 2009, sendo elas as de:

I – coordenar o processo de consulta para o cargo de Diretor-Geral no respectivo Campus, no caso da Comissão Eleitoral de Campi, de acordo com as diretrizes e normas estabelecidas pela Comissão Eleitoral Central e deliberar sobre os recursos interpostos;

II – homologar as inscrições deferidas e publicar a lista dos eleitores votantes;

III – supervisionar as ações de divulgação de cada candidatura;

IV – providenciar o apoio necessário à realização do processo de consulta;

V – credenciar fiscais para atuar no decorrer do processo de consulta;

VI – encaminhar à Comissão Eleitoral Central os resultados da votação realizada no Campus;

VII – auxiliar na estruturação e composição da Comissão Eleitoral Central;

VIII – auxiliar, nos respectivos Campi a Comissão Eleitoral Central, no processo de consulta para o cargo de Reitor.

04 -Todas as unidades do IFMA vão eleger Comissões Eleitorais?

Não. Serão formadas 26 Comissões Eleitorais de Campus, nas unidades de Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís-Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

Nesses 26 Campi haverá eleição para diretores-gerais. Não haverá formação de Comissões Eleitorais de Campus em Araioses, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra e na Reitoria.

05 -Qual a data da votação para Comissão Eleitoral de Campus?

A votação será realizada no dia 30.06 e ocorrerá de forma remota com o uso do sistema Helios Voting.

06 -Quem poderá se candidatar para Comissão Eleitoral de Campus?

Poderão candidatar-se para compor a Comissão Eleitoral de cada Campus do IFMA os seguintes representantes:

I – corpo docente: o servidor ocupante do cargo efetivo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ou do Magistério Superior, pertencente ao quadro ativo permanente do Instituto Federal do Maranhão, lotado no respectivo Campus;

II – servidores técnico-administrativos: o servidor ocupante de cargo da Carreira de Técnico- Administrativo em Educação, pertencente ao quadro ativo permanente do Instituto Federal do Maranhão, lotado no respectivo Campus; e

III – corpo discente: discentes regularmente matriculados nos cursos de ensino médio, técnico, de graduação e de pós-graduação, presencial ou à distância, que tenham no mínimo 16 (dezesseis) anos completos, conforme disposto no parágrafo único do art. 4º do Decreto nº 6.986 de 2009.

07 - Como faço para me candidatar para a Comissão Eleitoral do meu Campus?

Os interessados em candidaturas às Comissões Eleitorais de Campus devem preencher formulário eletrônico que estará disponível nesta mesma página do Instituto Federal do Maranhão (https://portal.ifma.edu.br/eleicoesifma2020/) e também no SUAP, das 00h01 do dia 22.06 até às 23h59 do dia 23.06, conforme cronograma do processo.

08 - Quem poderá votar nas Eleições para Comissão Eleitoral de Campus?

Poderão votar os docentes e técnicos-administrativos pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente, bem como estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, presenciais e a distância.

São impedidos de participar do processo de votação os funcionários contratados por empresas prestadoras de serviços terceirizados, eventuais ocupantes de cargo de direção sem vínculo efetivo, professores substitutos, aqueles que estejam contratados com fundamento na Lei no 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e estudantes matriculados em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e cursos de extensão.

09 - Qual a composição e a finalidade das Comissões Especiais?

As Comissões Especiais nos campi têm em sua composição um servidor técnico-administrativo, sendo preferencialmente da área de tecnologia da informação, um docente e um discente maior de 16 anos. Na Reitoria a sua composição é de três servidores administrativos.

Sua função é possibilitar às condições logísticas, de acessibilidade e de prevenção à COVID-19 nos terminais presenciais de votação, além de outras orientações presentes ao art. 22 do Regulamento do processo.

10- Quem integra e qual a finalidade da Comissão Central?

A Comissão Eleitoral Central será integrada por três servidores docentes, três servidores técnico-administrativos e três discentes, que serão eleitos em reunião com a participação de todos os membros eleitos das Comissões Eleitorais de Campus.

A Comissão Eleitoral Central tem suas atribuições também definidas art. 7º do Decreto nº 6.986 de 2009, sendo responsável por:

I – elaborar as normas, disciplinar os procedimentos de inscrição dos candidatos e de votação, e definir o cronograma para a realização dos processos de consulta;

II – coordenar o processo de consulta para o cargo de Reitor, em cada campus, e deliberar sobre os recursos interpostos;

III – providenciar, juntamente com as comissões eleitorais dos campi, o apoio necessário à realização do processo de consulta;

IV – credenciar fiscais para atuar no decorrer do processo de consulta;

V – publicar e encaminhar os resultados da votação ao Conselho Superior; e

VI – decidir sobre os casos omissos.

11 - Como e quando ocorrerá a formação da Comissão Central?

Os membros eleitos para cada Comissão Eleitoral de Campus decidirão entre seus pares quais representantes integrarão a Comissão Eleitoral Central. Essa votação ocorrerá em Assembleia que de forma virtual, no dia 03.07.

12 -Como e quando ocorrerá o processo para eleitoral e a votação para Reitor (a) e Diretores (as)-gerais do IFMA?

Esse processo já iniciou e deve ser finalizado em até 90 dias, considerando a data de deflagração em reunião do Conselho Superior do IFMA, que foi no dia 03.06.2020, e é dividido em duas fases, como explicamos anteriormente.

O regulamento e cronograma específico que norteará a eleições para Reitor e Diretores-gerais será construído pela Comissão Eleitoral Central. O documento será disponibilizado à comunidade do IFMA também nesta página futuramente.

Falamos mais sobre a Comissão Central nos tópicos anteriores.

13 - O que é o sistema Helios Voting?

Helios Voting é software livre usado para processos eleitorais com votação eletrônica. De código aberto baseado na Web, o Helios atua com segurança criptográfica no qual cada participante obtém um comprovante da cédula de votação que pode ser verificado de modo a garantir que o voto foi recebido e registrado apropriadamente. Mais concretamente, o sistema protege o segredo do voto criptografando-o antes de enviar ao servidor de dados.


14- Quem criou o sistema Helios Voting?

Este sistema foi desenvolvido no grupo de criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) (MIT, na sigla em inglês).

15- Quais instituições já fizeram ou fazem o uso do sistema Helios Voting?

O sistema Helios Voting já vem sendo usado pela Universidade de São Paulo (USP), desde 2016, inclusive em sua última eleição para reitor e vice-reitor. Também foi utilizado para eleição de reitor e diretores-gerais nos Institutos Federais de Santa Catarina e Rondônia. Outros Institutos Federais que realizarão suas consultas em 2020 também fizeram opção pelo Helios Voting, a exemplo do Instituto Federal Norte de Minas, Farroupilha e Roraima. Ele é também o sistema oficial para votações da Sociedade Basileira de Computação (SBC).

16 - Meu Voto será secreto com o sistema Helios Voting?

Sim, seu Voto será secreto. O Voto é criptografado antes de ser enviado para o Data Center. O Helios faz uso de criptografia homomórfica de forma que é possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto em claro (descriptografar o voto) individual de cada eleitor.

17 - O sistema Helios Voting permite auditoria e recontagem dos votos?

O Sistema de Votação On-Line Helios permite auditoria aberta ao público.

O Helios permite que:

– O eleitor verifique se seu voto foi depositado corretamente

– Que todos os votos depositados na urna sejam exibidos publicamente em sua forma criptografada

– Que qualquer um possa verificar que os votos depositados na urna foram corretamente apurados

O Helios não permite que:

– A escolha de um eleitor (seu voto) seja revelada, mesmo que este eleitor queira revelar (p.e. apresentando um recibo de votação)

– O voto de um eleitor seja adulterado ou excluído

18 - Como auditar o resultado de uma eleição feita via sistema Helios Voting?

Uma vez que a eleição foi finalizada e seu resultado final publicado, na página da própria eleição será possível obter todas as cédulas cifradas e fazer uma recontagem dos votos. O Helios oferece uma interface para fazer essa recontagem no próprio site, ciente que em momento algum será possível descobrir qual foi a escolha individual de qualquer eleitor.

[/toggle]

Acesse abaixo os tutorais e veja como votar com suas credenciais institucionais no Helios Voting.

Tutorial em PDF – Acesse aqui

Tutorial em Vídeo – Assista abaixo:

Assista também ao vídeo que explica o processo eleitoral no IFMA:

 

 

Confira abaixo os vídeos-tutoriais

Como criar ou redefinir suas credenciais institucionais (usuário e senha) no SUAP

Como redefinir suas credenciais institucionais (usuário e senha) através do QAcadêmico

 

Em caso de dificuldades com o uso das credenciais institucionais (login e senha de acesso aos sistemas SUAP e Q-Acadêmico), confira abaixo o contato do suporte no seu Campus.

Açailândia

Suporte aos Estudantes 

Marton Marcelo

E-mail: [email protected]

Telefone: (99) 99172-7357    

Suporte aos Servidores

Elton da Rocha Souza

E-mail: [email protected]

Telefone: (99) 98189-399.

Alcântara

Suporte aos Estudantes 

Diorge Souza Garros

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98120-2655

Suporte aos Servidores

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 99173-9329

Araioses

Suporte aos Estudantes 

Glenda Crispim Lima

E-mail: [email protected]

Telefone: (86) 99449-7464

Suporte aos Servidores

Gilmar Pereira Limeira Junior

E-mail: [email protected]

Telefone: (86) 99985-8787

Bacabal

Suporte aos Estudantes 

Emerson George Melo Mendes

E-mail: [email protected]

Telefone: (99) 98251-2008

Suporte aos Servidores

Joaquim Thelho da Rocha Magalhães

E-mail: [email protected]

Barra do Corda

Suporte aos Estudantes 

Cleiton Pereira de Meneses

E-mail: [email protected] ou [email protected]

Telefone: (98) 98183-4550

Suporte aos Servidores

Vinícius dos Santos Puça

E-mail: [email protected] ou [email protected]

Telefone: (99) 99156-1215

Barreirinhas

Suporte aos Estudantes 

XXXXXXXX

E-mail:

Telefone: 

Suporte aos Servidores

XXXXXXXX

E-mail:

Telefone: 

Buriticupu

Suporte aos Estudantes 

Cleiton Silva Mesquita

E-mail: [email protected]

Telefone: (86) 98821-1493

Suporte aos Servidores

Adriano Freire Pereira

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98873-8041

Maurício dos Santos Pereira

E-mail: [email protected]

Telefone: (99) 99162-8827

Carolina

Suporte aos Estudantes e Servidores

Marcos Rocha

E-mail: [email protected]

Telefone: (99) 99129-1578

Caxias

Suporte aos Estudantes e Servidores

Cristiano de Arruda Bonfim

E-mail: [email protected]

Telefone: (99) 98812-1435

EaD - Centro de Referência Tecnológica

Suporte aos Estudantes 

Sandra Letícia Sampaio

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 988962444

Suporte aos Servidores

Maria Clara Silva Bezerra

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98740-1022

Codó

Suporte aos Estudantes 

Alankardec Nascimento da Silva

E-mail: [email protected]

Telefone: (99) 99111-6217

Suporte aos Servidores

Leandro de Souza Ribeiro

E-mail: [email protected]

Telefone: (99) 98459-3169

e

Jandherson Moura Silva

E-mail: [email protected]

Telefone: (99) 98195-6852

Coelho Neto

Suporte aos Estudantes 

Danilo Botelho

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98437-6551

Suporte aos Servidores

Harlan Porto

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98437-6551

Grajaú

Suporte aos Estudantes 

Hamilton de Arruda Souza

E-mail: [email protected]

Telefone:  (99) 99139-6651

Suporte aos Servidores

Leandro Mourão Ceretta

E-mail: [email protected]

Telefone:  (99) 98115-3001

Imperatriz

Suporte aos Estudantes 

Priscilla Correia Ribeiro Alves

E-mail: [email protected]

Telefone: (99) 3525-4745 / 3525-6303

Suporte aos Servidores

 Dailton Sousa Silva

E-mail: [email protected]

Telefone: (99) 3525-4745 / 3525-6303

Itapecuru-Mirim

Suporte aos Estudantes 

João Batista Coelho Melo

E-mail: joã[email protected]

Telefone: (98) 99181-9353

Suporte aos Servidores

Samir Souza

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98777-8050

Pedreiras

Suporte aos Estudantes 

Felipe Guimarães da Rocha

E-mail: [email protected]

Telefone: (99) 98438-7430

Suporte aos Servidores

Jose Lima Teles Junior

E-mail: [email protected]

Telefone: (86) 98848-4091

Pinheiro

Suporte aos Estudantes 

Celiene Baldez

E-mail: [email protected] e [email protected]

Saymon Lisboa

E-mail: [email protected] e [email protected]

Telefone: 

Suporte aos Servidores

Moacy Sá

E-mail: [email protected]

João Deyvit

E-mail: [email protected]

Edjan Alcântara

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98517-4230

Presidente Dutra

Suporte aos Estudantes 

Iberê Pereira Parente

E-mail: Iberê[email protected]

Telefone: (63) 99244-1772

Suporte aos Servidores

Deibid Pereira Ribeiro

E-mail: [email protected]

Telefone:  (99) 98219-2365

Porto Franco

Suporte aos Estudantes 

Lucas José da Rocha

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98519-6319

Suporte aos Servidores

Jardenilson de Castro Pinheiro

E-mail: [email protected]

Telefone: (89) 98806-0951

e

João Fernando Pereira Lima

E-mail: [email protected]

Telefone: (99( 98187-0356

Rosário

Suporte aos Estudantes 

Marcus Vinicius Araújo da Costa

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98403-5818

Suporte aos Servidores

Agnaldo dos Santos Pereira

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98207-7018

Santa Inês

Suporte aos Estudantes 

Antônio Rhonnielle de Lima Silva

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98542:8874

Suporte aos Servidores

André Luiz Lima Artioli

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 99112:3747

Iomísio Costa Asevedo Segundo

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98856:2317

São José de Ribamar

Suporte aos Estudantes 

Emilson Nascimento Braz

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98139-5411

Suporte aos Servidores

Carlos Ronaldo do Nascimento Filho

E-mail: [email protected]

Telefone:  (98) 98418-9152

São João dos Patos

Suporte aos Estudantes 

Marcos Antonio Martins Oliveira

E-mail: [email protected]

Telefone: (89) 99987-6392

Suporte aos Servidores

Iago Viana Monteiro

E-mail: [email protected]

Telefone: (99) 98426-5346

São Luís – Centro Histórico

Suporte aos Estudantes 

Heider Nogueira

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 99225-7792

Suporte aos Servidores

Ronaldson Mendes de Castro

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98701-0070

São Luís – Maracanã

Suporte aos Estudantes 

Janaína Bianque do Nascimento Abreu

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 9 8161-9643

Suporte aos Servidores

Yuri Hernandez Diniz

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 99969-5926

São Luís – Monte Castelo

Suporte aos Estudantes – Cursos Técnicos de Nível Médio

Carlos André Furtado Moraes

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98862-1054

Suporte aos Estudantes –  Cursos de Graduação

Alberico Francisco do Nascimento

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98179-3484

Suporte aos Estudantes – Cursos de Pós-graduação

Déa Nunes Fernandes

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98100-9362

Suporte aos Servidores

Fábio Frazão

E-mail: [email protected]

Telefone: (98) 98453-3838

São Raimundo das Mangabeiras

Suporte aos Estudantes 

Maria de Jesus Martins Lopes

E-mail: [email protected]

Telefone: (99) 98447-4593

Alex Araújo Pinheiro

E-mail: [email protected]

Telefone: (99) 99 99173-2816

Suporte aos Servidores

Wellington Marcos Costa Silva

E-mail: [email protected]

Telefone: (99) 98198-8296

Timon

Suporte aos Estudantes 

Fabbio Sampaio

E-mail: [email protected]

Telefone: (86)  99967-0987

Suporte aos Servidores

Zedequias Campos Junior

E-mail: [email protected]

Telefone: (86) 99960-2771

Viana

Suporte aos Estudantes 

Antônio Sérgio

E-mail: [email protected]

Telefone: (99) 99162-0144

Suporte aos Servidores

Paulo Robson

E-mail: [email protected]

Telefone:  (98) 98801-6769

Zé Doca

Suporte aos Estudantes 

Antônio Marcos Jansen

E-mail:  [email protected]

Telefone: (98) 98461-4254 

Suporte aos Servidores

Antônio Gleison Nascimento

E-mail:  [email protected]

Telefone: (98) 98244-1289

 

Comissão Disciplinadora e Coordenadora do Consup

E-mail: [email protected]

Comissão Eleitoral Central

E-mail: [email protected]

 

Regulamento - Processo de Consulta à Comunidade para Escolha do Reitor(a) e Diretores-gerais do IFMA

Regulamento do processo eleitoral para escolha do Reitor (a) e Diretores-gerais de 26 campi do IFMA.

Informações:

  • 19/07/2020
  • Reitoria
  • Andamento

Etapas:

  • Solicitação de Debate
    (01/08/2020 a 02/08/2020)
  • Recursos à Lista de Candidatos
    (30/07/2020 a 30/07/2020)
  • Recursos à Lista de Eleitores
    (29/07/2020 a 29/07/2020)
  • Candidatura Diretor(a) Geral
    (25/07/2020 a 28/07/2020)
  • Candidatura Reitor(a)
    (25/07/2020 a 28/07/2020)
  • Opção de categoria para votar
    (24/07/2020 a 27/07/2020)
  • Recurso contra o regulamento
    (20/07/2020 a 22/07/2020)

Processo de Consulta à Comunidade para Composição das Comissões Eleitorais 2020 dos Campi e Central

O presente Edital tem por objetivo estabelecer normas e procedimentos necessários à realização de eleição para composição das Comissões Eleitorais 2020 dos Campi e Central, para o processo de eleição ao cargo de Reitor e Diretores-gerais do IFMA.

Informações:

  • 15/06/2020
  • Reitoria
  • Andamento

Etapas:

  • Recurso contra o Resultado
    (01/07/2020 a 01/07/2020)
  • Recursos à Lista de Eleitores
    (26/06/2020 a 26/06/2020)
  • Recursos à Lista de Candidatos
    (25/06/2020 a 25/06/2020)
  • Inscrições dos candidatos
    (22/06/2020 a 23/06/2020)
  • Opção de categoria para votar
    (22/06/2020 a 23/06/2020)
  • Recurso contra o regulamento
    (18/06/2020 a 19/06/2020)