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Ouvidoria

publicado 19/05/2015 18h00 | última modificação 16/01/2018 15h43

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O QUE É UMA OUVIDORIA PÚBLICA?

É a “instância de controle e participação social responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública” (art. 2º do Decreto n. 8.243/14).

 

OUVIDORIA DO IFMA

A Ouvidoria do Instituto Federal do Maranhão é um órgão de assessoramento da Reitoria que atua na intermediação entre a instituição e a comunidade. É responsável por receber, examinar e encaminhar os seguintes tipos de manifestação: denúncia, reclamação, elogio, sugestão e solicitação em conformidade com o artigo 4º da Instrução Normativa nº 01/2014 da Ouvidoria Geral da União da Controladoria – Geral da União:

  • Denúncia: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.
  • Reclamação: demonstração de insatisfação relativa a serviço público;
  • Solicitação: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
  • Sugestão: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública Federal; e
  • Elogio: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido.

 

 

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