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Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação

publicado 09/08/2018 17h44 | última modificação 13/05/2019 12h29


Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC – é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação (TIC) que visa atender às necessidades tecnológicas de informação e comunicação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).  Importante ferramenta de apoio ao processo de tomada de decisão, ela  possibilitará otimizar os recursos aplicados em TIC, eliminar o desperdício e definir prioridades, gerando economia aos cofres públicos e refletindo na melhoria dos serviços prestados pela instituição ao cidadão.  A vigência desse novo PDTIC  será de 2019 a 2023.

 


O PDTIC  apresenta os seguintes Princípios e Diretrizes:

PD1 – As contratações de serviços de Tecnologia da Informação deverão seguir três fases: Planejamento da Contratação, Seleção do Fornecedor e Gerenciamento do Contrato.
Referência: IN SLTI/MP Nº 04, Acórdão TCU 1558/2003, Acórdão TCU 1603/2008


PD2 – Adotar como princípio básico a busca pela melhoria da eficiência dos processos de TI, a fim de promover a maturidades da área de TI.
Referência: COBIT, ITIL, Acórdão TCU 1603/2008


PD3 – Dar preferência àqueles padrões de desempenho que possam ser objetivamente definidos por meio de especificações de bens e serviços usuais na área, a fim de viabilizar licitações por pregão.
Referência: Acórdão TCU 2471/2008


PD4 – Buscar a integração das soluções de TI do MP-AP às empregadas na Administração Pública Federal;
Referência: Acórdão TCU 1603/2008


PD5 – Contratar somente serviços que visem o atendimento às necessidades de negócio da Instituição ou a ações de estruturação da área de TI
Referência: Acórdão TCU 1603/2008


PD6 – Observar os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Referência: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988


PD7 – Promover a Governança de Tecnologia da Informação;


PD8 – Adotar procedimentos que garantam a segurança da informação.


Marcos: 
15.05/2018 – Definição da Abrangência
30.05.2018 – Definição da Metodologia/ Documentos de Referência
07/06/2018 – Validação do Plano de Trabalho
21.06 a 09.07.2018 – Envio dos formulários para coleta de dados;
14/07/2018 – Princípios e Diretrizes
16.07.2018 – Workshop de Levantamento de Necessidades;
17.07.2018 – Definição de prioridades estratégicas de TIC;
08 a 09.08.2018 – Workshop de Metas de Ações;
14/08/2018 – Plano de Gestão de Pessoas
15/08/2018 – Plano de investimento e custeio
16/08/2018 – Proposta Orçamentária de TI
31.08.2018 – Fatores Críticos de Sucesso/Workshop de Gestão de Riscos.
01/09/2018 – Minuta do PDTIC
15/09/2018 – Plano de Avaliação e Monitoramento
28/09/2018 – Aprovação PDTIC



A Equipe de Elaboração do PDTIC 2019-2023 foi definida através da Portaria nº4131 de 03 de julho de 2018 e é composta pelos seguintes membros:

Representantes dos Polos

Ronaldson Mendes Castro (Polo Metropolitano)

Fábio Frazão Lima (Campus Monte Castelo)

André Luiz Lima Artioli (Polo Central)

Davi Ketley Sousa Moraes (Polo Tocantino)

Stênio Klaydson Alves de Andrade (Polo Cocais)

Eric Gaspar Lopes dos Santos (Polo Baixada)

Lucivanio Santana da Silva (Polo Sul do Maranhão)

Representantes da Reitoria

Alessandra Bezerra de Melo

Adriana Leite Costa

Francisco de Assis Fialho Henriques

Pablo Ricardo Cavalcante de Carvalho

José Maria Ramos Reis

Isaias de Jesus Alvares Mendes Junior

William Corrêa Mendes


Encaminhe e-mail para [email protected]


 

 

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