Seletivo Unificado
Guia de Cursos – Conheça todas as opções de cursos técnicos de nível médio ofertados pelo IFMA neste seletivo, com dados sobre o perfil profissional e a área de atuação.
Você pode se inscrever pela internet, no site do IFMA, em https://processoseletivo.ifma.edu.br/.
Entre na área de inscrições, selecionado o botão de e faça o seu cadastro informando seus dados pessoais, documentação (CPF e RG) e escolhendo uma senha para acesso ao sistema de inscrições.
É imprescindível informar seu e-mail, caso seja necessário resgatar sua senha, futuramente. Depois é só logar no sistema, escolher o seu curso, preencher os dados solicitados e confirmar.
Caso você não tenha acesso à internet em casa, também dá pra se inscrever presencialmente. Nas unidades do IFMA, estamos disponibilizando computadores e servidores para auxiliar quem precisa.
Não. Cada candidato só pode concorrer ao sorteio com uma única inscrição – num único curso e um único campus. Para se inscrever num outro curso é necessário cancelar a inscrição anterior.
Não precisa pagar nada. A inscrição é grátis.
A lista de cursos disponíveis em cada campus está disponível no edital. Os cursos também estão listados na página das inscrições clicando nas modalidades integrada, concomitante e subsequente.
Você pode baixar o edital e todas as suas atualizações aqui, nesta página do seletivo.
Também disponibilizamos um guia de cursos técnicos, com informações sobre o perfil de cada curso. Ele está disponível na Aba ao lado.
Essas são as formas de oferta dos cursos técnicos de nível médio, de acordo com o perfil do estudante.
Na forma integrada, você faz o ensino médio técnico num só curso ao mesmo tempo.
Na forma concomitante, você que já começou o ensino médio em outra escola pode fazer só o técnico no IFMA.
Já a forma subsequente é para quem já terminou o ensino médio e quer fazer só um curso técnico.
Sim. Todos os cursos técnicos – sejam eles integrados, concomitantes ou subsequentes – têm aula todos os dias, de segunda a sexta-feira.
O IFMA vai utilizar um sistema desenvolvido especificamente para sortear os candidatos de forma aleatória, sem intervenção humana.
Metade das vagas de todos os cursos vão ser preenchidas as vagas da ampla concorrência. A outra metade vão ser preenchidas por estudantes que estudaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.
Os candidatos da lista de excedentes também serão sorteados tanto na ampla concorrência quanto nas cotas. Eles poderão ser convocados se sobrarem vagas depois das matrículas regulares.
O sistema utilizado para realizar o sorteio registra todas as etapas do processo de forma auditável. Além disso, organizações externas também poderão ser convidadas a acompanhar e fiscalizar o sorteio presencialmente.
Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para que seja uma seleção transparente e segura.
O sorteio eletrônico foi adotado excepcionalmente para este ano de 2021 devido à impossibilidade de fazer prova durante a pandemida de covid-19.
Já a forma dos futuros processos de seleção será discutida neste primeiro semestre de 2021 em Fórum Institucional com ampla participação da comunidade.
Não. O IFMA vai garantir a reserva de vagas destinadas ao sistema de cotas, conforme determina a legislação vigente.
O sorteio será feito respeitando o percentual destinado a cada segmento das ações afirmativas.
O percentual de 50% das vagas são destinadas a alunos que vêm de escola pública. Metade desta – ou seja, 25% do total geral de vagas – vai para aqueles que possuem renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita. Nesse segmento, 77% das vagas são reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. E 5% para pessoas com deficiência.
A outra metade da cota de escola pública – ou seja, mais 25% do total geral de vagas – é destinada àqueles que possuem renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio per capita. Também nesse segmento, é garantido um percentual de 77% das vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas. E também há reserva 5% para pessoas com deficiência.
Além da cota para egressos de escola pública, o IFMA também garante mais 2,5% do total de vagas a candidatos com deficiência, independente da escola de origem na ampla concorrência.
Sim. O procedimento de heteroidentificação consiste no comparecimento do candidato selecionado cotista ao campus, onde uma comissão de validação irá confirmar se a autodeclaração de preto e pardo é verdadeira.
Após o sorteio, os cotistas selecionados vão ser convocados em edital específico. Aqueles que não comparecerem ao procedimento de heteroidentificação na data prevista ou que prestarem declaração falsa perderão o direito à vaga.
O Sorteio será realizado no dia 24 de fevereiro, com transmissão da TV IFMA no Youtube. A partir das 18 horas deste mesmo dia iremos divulgar a lista de candidatos selecionados aqui nesta página do seletivo unificado, nas redes sociais e nas portarias dos campi. Já no dia 26 de fevereiro ocorrerá a publicação do resultado final do seletivo.
Aproveite e se inscreva no Canal da TV IFMA no Youtube para receber todas as notificações –
A lista de excedentes é a relação de candidatos que poderão ser convocados caso haja vagas remanescentes depois do período de matrículas regulares.
A ordem de classificação desses candidatos também será definida por sorteio. A primeira convocação de excedentes está prevista para o dia 19 de março. A segunda convocação está prevista para 5 de abril.
As matrículas da chamada regular vão ser realizadas pela internet ou presencialmente nos setores de registro escolar dos campi, no período de 1º a 12 de março.
A lista de documentos que deverão ser apresentados no ato da matrícula está disponível no item 14 do edital.
Essa documentação pode variar conforme a forma de oferta do curso e o segmento de cotas no qual o candidato foi selecionado.
As aulas vão ser presenciais assim que as condições sanitárias permitirem a segurança de estudantes e servidores. Enquanto isso não ocorre, os campi vão continuar seguindo cronograma de atividades remotas (pela internet utilizando plataformas google), inclusive com as novas turmas.
O seletivo é para ingresso em 2021. Alguns cursos começam já no primeiro semestre e outros somente no segundo. Os que começam no segundo semestre são todos subsequentes, ou seja, para quem já terminou o ensino médio. Cada campus faz o seu próprio calendário acadêmico, então a data de início do ano letivo pode variar.
[/toggle]
Dúvidas ou informações suplementares poderão ser respondidas pela equipa da Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (Prenae).
Envie e-mail para [email protected]
Seletivo Unificado aos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio 2021
- Edital PRENAE/IFMA nº 01/2021 - Edital do Seletivo Unificado aos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Versão completa com a retificação nº 02)
- Edital PRENAE/IFMA nº 03/2021 - Retificação nº 02 do Edital do Seletivo aos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - IFMA 2021 (Versão simplificada)
- Edital PRENAE/IFMA nº 01/2021 - Edital do Seletivo Unificado aos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Versão completa com a retificação nº 01)
- Edital PRENAE/IFMA nº 02/2021 - Retificação nº 01 do Edital do Seletivo aos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - IFMA 2021 (Versão simplificada)
- Edital PRENAE/IFMA nº 01/2021 - Seletivo Unificado de Alunos aos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio nas formas Integrada, Concomitante e Subsequente - IFMA 2021
Informações:
- 06/01/2021
- Reitoria
- Andamento
- Guia de Cursos
Etapas:
-
Inscrições dos candidatos
(18/01/2021 a 05/02/2021)
-
Sorteio Público Eletrônico das Vagas - Resultado Preliminar
(24/02/2021)
-
Resultado Final
(26/02/2021)
-
Matrícula
(01/03/2021 a 12/03/2021)
-
Convocação da 1ª Lista de Excedentes, se houver
(19/03/2021)
-
Matrícula dos Convocados na 1ª Lista de Excedentes
(22/03/2021 a 26/03/2021)
-
Convocação da 2ª Lista de Excedentes, se houver
(05/04/2021)
-
Matrícula dos Convocados na 2ª Lista de Excedentes
(06/04/2021 a 09/04/2021)
Redes Sociais