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Dúvidas Frequentes

publicado 11/08/2015 07h21 | última modificação 12/08/2019 19h01
1- Quem pode concorrer às vagas do Processo Seletivo aos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMA 2020?

Todos os candidatos que desejam fazer cursos da educação profissional de nível médio nas formas integrada, concomitante e subsequente.

Conheça as formas:

-Integrada: Para quem já concluiu ou está concluindo em 2019 o ensino fundamental e deseja cursar o ensino médio de forma integrada ao curso técnico. A duração do curso é de três anos.

-Concomitante: Para o candidato que está cursando em 2019 o 1º ou 2º ano do ensino médio em uma instituição de ensino e quer fazer o curso técnico no IFMA. A duração do curso é de, aproximadamente, dois anos.

-Subsequente: para quem já concluiu ou está concluindo, em 2019, o Ensino Médio e deseja fazer um curso técnico no IFMA.

 

2 – Todos os candidatos contemplados com isenção da taxa de pagamento deverão acessar o site novamente e realizar uma nova inscrição?
Não. Os dados de todos os candidatos isentos ficarão arquivados no sistema. O candidato deverá ficar atento ao local de prova que será divulgado no dia 25 de outubro de 2019.

 

3- Como saberei se minha solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição foi deferida?

O resultado das solicitações de isenção será divulgado no site do IFMA (www.ifma.edu.br) no dia 05 de setembro de 2019.

 

4- Caso o meu pedido de isenção seja INDEFERIDO. O que devo fazer?

O candidato deverá acessar novamente o site do IFMA (www.ifma.edu.br), preencher o formulário de inscrição no período de 06 de setembro a 06 de outubro de 2019. Em seguida, é necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 até o dia 07 de outubro.

 

5- Quando e como deve ser feita a inscrição?

O período de inscrições vai de 06 de setembro a 06 de outubro de 2019. As inscrições poderão ser realizadas no site do IFMA (www.ifma.edu.br). Os documentos necessários para realizar a inscrição são: CPF e RG do candidato.

 

6- Não tenho como acessar a internet. De que forma posso fazer a minha inscrição?

Aqueles candidatos que não têm como acessar o site do IFMA poderão se dirigir ao campus do IFMA mais próximo, onde será disponibilizado um computador para que ele realize a inscrição.

 

7- Qual o prazo para pagamento da taxa de inscrição?

O prazo para pagamento da taxa é até o dia 07 de outubro de 2019.

 

8- Realizei minha inscrição no Processo Seletivo 2020 e não paguei o boleto. Posso concorrer às vagas?

Não. A inscrição só será efetivada quando o candidato efetuar o pagamento da Guia de Recolhimento da União (boleto bancário) no valor de R$ 20,00 nas agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil até dia 07 de outubro de 2019.

 

09- Qual percentual de vagas e quem pode se inscrever para as cotas destinadas às pessoas com deficiência?

Em cada curso, o percentual de 2,5% (dois e meio por cento) das vagas serão destinadas a candidatos com deficiência, conforme estabelecido na Resolução CONSUP/ IFMA N° 60, de 18 de junho de 2019 serão destinados aos candidatos com deficiência que se enquadrem nas condições estabelecidas no § 1° do Artigo 5º do Decreto 5.296, de 02 de dezembro de 2004.

Os documentos para comprovação da deficiência, listados no Edital Nº 84/2019, deverão ser entregues no ato da matrícula.

 

10 – Qual percentual de vagas e quem pode se inscrever para a cota de escola pública?

O percentual de 50% (cinquenta por cento) das vagas será destinado a alunos oriundos de escolas da rede pública (Lei n° 12.711/2012).

Os candidatos interessados em concorrer às vagas destinadas a egressos de escola pública deverão atentar ao seguinte:

– Na forma Integrada, exige-se que o candidato tenha cursado TODO o Ensino Fundamental em escola pública, ou seja: todas as séries do Ensino Fundamental de 8 anos ou todos os anos do Ensino Fundamental de 9 anos;

– Na forma Concomitante, exige-se que o candidato tenha cursado TODO o Ensino Fundamental e a primeira e/ou segunda série do Ensino Médio em escola pública;

– Na forma Subsequente, exige-se que o candidato tenha cursado TODO o Ensino Médio em escola pública.

Os candidatos que estudaram em escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas que tenham recebido, no período em que estudou, recursos do FUNDEB diretamente ou mediante convênio com os poderes públicos estaduais, municipais, distrital ou de fundo equivalente, poderão concorrer às vagas destinadas a escola pública.

 

11 – Como é dividido o percentual destinado à cota de escola pública?

– 50% (25% do total de vagas) serão reservados aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) per capita, garantindo-se o percentual de 77% (IBGE) destas vagas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e de 5%(IBGE) às pessoas com deficiência;

– 50% (25% do total de vagas) serão reservados aos candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) per capita, garantindo-se o percentual de 77% (IBGE) destas vagas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e de 5%(IBGE) às pessoas com deficiência.

 

12- O candidato pode se inscrever optando por fazer a prova em um campus e estudar em outro?

Sim. No ato da inscrição o candidato deverá assinalar além da forma de educação profissional que deseja concorrer (integrada, concomitante ou subsequente), o campus de realização da prova e o campus em que deseja fazer o curso.

 

13- Como o candidato com deficiência deve proceder para solicitar as condições que atendam às suas necessidades para realização das provas do Processo Seletivo?

O candidato com deficiência deverá protocolar no período de 06 de setembro a 06 de outubro o requerimento (Anexo VI do Edital Nº 84/2019) no campus de realização da prova, descrevendo as condições que atendam às suas necessidades. Para isso, ele deve anexar laudo médico, emitido nos últimos doze meses, constando o número de Classificação Internacional de Doenças (CID), com data, assinatura e carimbo do médico. O candidato deve informar, também, os aparelhos ou equipamentos que usualmente utiliza, os quais serão colocados sob avaliação do sistema de segurança do Processo Seletivo.

 

14- O que o candidato enfermo e impossibilitado de comparecer ao local de realização da prova deve fazer?

O candidato deverá protocolar, até 72 horas antes da prova, no campus de realização da mesma, o requerimento (Anexo VI do Edital Nº 84/2019), acompanhado dos seguintes documentos:

  • Laudo médico, que autorize a sua participação no processo seletivo e que declare a sua impossibilidade de locomoção. O laudo deve ter o número de Classificação Internacional de Doenças (CID);
  • Autorização do hospital, quando for o caso, para acesso dos fiscais fora do horário de visitas;
  • Cópia do CPF
  • Comprovante de inscrição no processo seletivo.

 

15- Como ter acesso ao endereço do local de realização da prova?

A relação de candidatos por local de prova será divulgada no site do IFMA e, também, nas portarias dos campi e campi avançados, a partir do dia 25 de outubro de 2019.

 

16- Quando a prova vai acontecer?

A prova será aplicada no dia 01 de dezembro de 2019. Os portões serão fechados às 13h, horário local. É recomendável que os candidatos cheguem ao local de prova com, no mínimo, uma hora de antecedência. A prova terá duração de 04 horas.

 

17- A prova vai ter quais conteúdos?

A prova terá 40 questões objetivas, sendo 20 de português e 20 de matemática. O conteúdo programático está disponível no Anexo VII do edital Nº 84/2019.

 

18- Qual a data de divulgação do gabarito?

O gabarito será divulgado no site do IFMA e será afixado nas portarias e murais dos campi a partir de 03 de dezembro de 2019.

 

19- Quando o resultado será divulgado?

O resultado preliminar será divulgado a partir do dia 27 de dezembro de 2019. Já o resultado final tem previsão de publicação em 17 de janeiro de 2020.

 

20- Qual o período da matrícula para os candidatos aprovados?

A previsão é que a matrícula dos candidatos aprovados em primeira chamada aconteça no período de 20 a 29 de janeiro de 2019.

 

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