Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Tecnologias para Trabalho Remoto
Início do conteúdo da página

Tecnologias para Trabalho Remoto

publicado 23/03/2020 14h47 | última modificação 06/04/2020 16h18

Entre as alternativas adotadas pelo Comitê de Crise para o Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), está o incentivo ao home office para servidores. Assim, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação – DIGTI/PROPLADI preparou um resumo das tecnologias que otimizam a gestão de tempo e a integração com o restante da equipe.

Os sistemas utilizados para as atividades administrativas tais como SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública), SIAPE (Sistema Integrado de Administração de Pessoal) e SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) são acessíveis de fora da Instituição através da Internet. No entanto, caso o servidor tenha alguma dificuldade no acesso a esses sistemas, deverá abrir um chamado na Central de Serviços relatando o problema. Dificuldades quanto a instalação do token ou do Java nos computadores pessoais, pré-requisitos para o acesso a alguns destes sistemas, também deverão ser informadas através da Central de Serviços (https://suap.ifma.edu.br).

Tecnologias para Reuniões Através de WebConferência

Conecte-se com sua equipe em qualquer lugar. Como é fácil participar das videochamadas, você pode conversar cara a cara sem precisar se encontrar presencialmente.
O Meet facilita a participação nas videochamadas de trabalho. Crie reuniões e compartilhe um link, sem se preocupar se colegas de equipe ou clientes têm a conta ou os plug-ins certos. Com uma interface rápida e leve e o gerenciamento inteligente de participantes, é bem fácil fazer videochamadas com várias pessoas.

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), o google liberou para as contas institucionais reuniões para até 250 pessoas através da plataforma.

Para utilizar o recurso gratuito de web conferência do Google (meet.google.com) através da conta de email institucional siga as instruções a seguir:

 Tutorial

– Primeiramente, deve-se abrir o navegador de sua preferência (recomendado o Google Chrome) e fazer o login no Gmail utilizando o email institucional;

– Em seguida, clique no botão do Google Apps (1), localizado no canto superior direito, ao lado do perfil do usuário;

– Na lista de Apps que surge, clique em Google Meet (2);

– Na tela seguinte, clique em Participar/iniciar reunião (3);

– Pronto, você já está na sala de web conferência. Para gravar a reunião, basta clicar no botão (com três pontos) localizado no canto inferior direito (4) e depois em Gravar a reunião (5);

– Para compartilhar a sala com outras pessoas, basta clicar no botão localizado no canto inferior esquerdo (Detalhes da reunião), copiar e repassar as informações para os participantes.

O Google Meet também está disponível para celulares com sistema operacional Android e para iPhone. Basta baixar o App a partir da loja de aplicativos do seu celular e clicar em Nova reunião ou informar código da reunião em andamento.

O IFMA dispõe através da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, salas virtuais para a realização de videoconferências WEB.
Para acessar a sala virtual, mediante convocação prévia de Webconferência pela DIGTI, clique no link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ifma
Para maiores informações sobre esse serviço, acesse: https://digti.ifma.edu.br/videoconferencia/

É uma plataforma de comunicação, desenvolvida pela Google, que inclui mensagens instantâneas, chat de vídeo, SMS e VOIP. O E-mail institucional do IFMA é oferecido através do Google Apps for Education e inclui o serviço. Ele pode ser acessado através do endereço https://hangouts.google.com ou dentro do próprio email. O Google tem a intenção em desativar essa versão do Hangout, conhecida como Hangout Clássico e deixar apenas o Hangouts Meet, porém não há uma previsão para desativação da mesma.


O chat com vídeo em grupo permite que até 50 pessoas se reúnam e colaborem ao mesmo tempo. Com o compartilhamento de tela em grupo, você pode apresentar slides do PowerPoint, gravações de vídeo e muito mais para toda sua equipe. Colegas de trabalho remotos podem trabalhar de forma mais eficiente e o aprendizado a distância se torna uma possibilidade para estudantes do mundo todo. A atribuição de projeto e as discussões sobre prazos se tornam mais rápidas e mais produtivas com as conversas cara a cara das chamadas com vídeo em grupo do Skype. Obtenha mais informações em https://www.skype.com/pt-br/

– Zoom – Recentemente foram detectadas falhas de segurança nessa plataforma. Não utilize.

– Join.me – Mais informações em: https://www.join.me/pt

SUAP – Destaques

O SUAP – Sistema Unificado de Administração Pública tem como objetivo a informatização dos processos administrativos e do ensino do Instituto Federal do Maranhão. O SUAP trabalha com a autenticação centralizada, utilizando o Active Directory para a autenticação dos usuários. O usuário do SUAP é qualquer servidor ou prestador de serviço que o utilize especificamente para realização de alguma atividade administrativa apoiada pelo sistema, ou qualquer outro servidor ativo para acompanhamento dos processos internos e outros serviços oferecidos através do sistema. Serviço disponível em: https://suap.ifma.edu.br.

A Central de Serviços do Suap permite que o usuário especifique suas demandas em uma interface simples e objetiva. Ela passou a ser o principal ponto de contato para os usuários de TI do Instituto, sendo possível tratar incidentes, solicitações (suporte) e dúvidas pela Diretoria de Gestão de TI (DIGTI) ou pelos setores de TIC dos campi. Por meio da plataforma, é possível ainda fazer sugestões ou reclamações. Dependendo do tipo de serviço solicitado pelo usuário, o chamado será encaminhado para uma das equipes sistêmicas da DIGTI ou para a equipe do campus correspondente. 

Tutorial para abertura de chamado na Central de Serviços:

https://www.youtube.com/watch?v=QC9ROBOWLek

O módulo de Ensino do SUAP, também conhecido por SUAP Edu passou a ser o sistema oficial do Ensino no Instituto Federal do Maranhão em 2018 através do Projeto Estratégico SUAP EDU. O sistema está em constante evolução. Todas as funcionalidades do SUAP Edu funcionam através da WEB e de qualquer computador com Internet. Para interação com os alunos é possível utilizar nos diárias as opções de Fórum, Compartilhamento de Materiais, Solicitação de Trabalhos e Envio de Mensagens.

Obtenha mais informações em: https://portal.ifma.edu.br/aluno/sistema-academico/

Através do módulo de Documentos Eletrônicos é possível criar documentos eletrônicos e assiná-los sem que haja a necessidade de impressão do documento. Apesar do módulo de Processo Eletrônico ainda não estar disponível para todos os tipos de processos, o módulo de documento eletrônico está liberado para a criação de qualquer documento.

O módulo de Processo Eletrônico no SUAP permite a tramitação de processos de forma totalmente eletrônica e assim como todo o SUAP pode ser acessado de casa.

Obtenha mais informações em: https://digti.ifma.edu.br/processo-eletronico/

Gerenciamento de Projetos / Atividades

O módulo de Gestão de Projetos do SUAP permite que você crie e gerencia projetos. Criação de Tarefas e atribuição das mesmas aos membros do projeto. É possível acompanhar as atividades através de listas que nem o Trello. O módulo pode ser encontrado no Menu do SUAP conforme imagem abaixo:

O módulo possui inclusive o diagrama de Gantt. Você pode solicitar acesso através da Central de Serviços do SUAP.

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos gratuita e online. Disponível para desktop e também para celulares Android e iPhone (iOS), a plataforma é extremamente versátil e pode ser usada tanto para o acompanhamento de tarefas pessoais quanto para organizar projetos que envolvem equipes numerosas em grandes empresas.
Com uma interface intuitiva e recursos como checklists, upload de arquivos multimídia e etiquetas coloridas, o Trello pode ser um aliado útil no planejamento de estudos, viagens e atividades de trabalho. Entenda a seguir como funciona o Trello e aprenda a utilizar a ferramenta para melhorar seus níveis de produtividade.
Com o Trello você pode:
• Criar quadros para organizar qualquer coisa na qual você esteja trabalhando.
• Usá-los individualmente ou convidar colegas para colaborar.
• Personalizar fluxos de trabalho para projetos diferentes
• Adicionar checklists de “Coisas a fazer” em cartões
• Atribuir tarefas para si mesmo e para colegas
• Comentar em itens com seus colegas
• Anexar arquivos do Google Drive e do Dropbox
• Carregar fotos e vídeos
• Responder a comentários do Android Wear
• Exibir cartões em visualização de calendário com o Power-Up de Calendário
• Trabalhar offline e os quadros sincronizarem automaticamente ao reconectar
O Trello está disponível em: https://trello.com/

Redmine é um software livre, gerenciador de projetos baseados na web e ferramenta de gerenciamento de bugs. Ele contém calendário e gráficos de Gantt para ajudar na representação visual dos projetos e seus deadlines. Ele pode também trabalhar com múltiplos projetos.

É necessário que seja instalado em um servidor e disponibilizado para uso. A Reitoria não possui a ferramenta implantada uma vez que disponibilizamos serviço similar dentro do SUAP, porém consulta o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação da sua unidade para saber se possuem local.

Para mais informações sobre a implantação acesse: https://www.redmine.org

E-mail Institucional do Google e outras ferramentas vinculadas

O E-mail Institucional do IFMA é hospedado no Google através do Google Apps for Education, traz diversos novos recursos para modernizar a comunicação eletrônica. Possui interface agradável com diversos serviços associados além do e-mail. Esse serviço pode ser acessado através do portal do IFMA (https://portal.ifma.edu.br/, no link WEBMAIL).

Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos que foi apresentado pela Google em 24 de abril de 2012. Google Drive abriga agora o Google Docs, um leque de aplicações de produtividade, que oferece a edição de documentos, folhas de cálculo, apresentações, e muito mais.

O convênio que o IFMA possui com o Google disponibiliza tanto para os servidores quanto para os alunos Google Drive ilimitado. O Google Drive oferece ainda um serviço chamado Drives Compartilhados ou Drives de Equipes que podem ser solicitados e criados através da Central de Serviços. O Drive Compartilhado é um espaço compartilhado criado especialmente para compartilhamento de documentos entre equipes, podendo ser gerenciado pelos responsáveis após a criação do mesmo.

Outra dica do uso do Google Drive é o uso do cliente (software) disponível apenas para as contas corporativos (Google File Stream), que permite a sincronização total dos arquivos do seu Google Drive e arquivos do Drives Compartilhados com você sem a utilização do Armazenamento do seu computador. O armazenamento local será utilizado a medida que você for precisando (abrindo) os arquivos. Clique aqui para baixar  o Google File Stream. É importante destacar que esse software não funciona com sua conta pessoal do Gmail.

A ferramenta Google Classroom, que funciona como um sistema de gerenciamento de conteúdo, é mais um dos recursos do Google Apps. Seu objetivo principal é simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos. Ela permite que escolas universidades de todo o mundo possam utilizar o serviço para facilitar a comunicação entre alunos e professores, assim como estimular o interesse dos estudantes pelos assuntos propostos a partir de atividades online.
Esse serviço pode ser acessado através do link: https://classroom.google.com/ , usando sua conta de e-mail do IFMA para autenticação.

Google Docs é como se chama, de forma genérica, a suíte de aplicativos para escritório do Google. Ela funciona diretamente da web, ou seja, você pode usar pelo navegador e não precisa de nenhuma instalação. Totalmente gratuita, para utilizá-la basta fazer login com sua conta de E-mail do IFMA no site docs.google.com.

Atualmente, refere-se ao pacote como “Google Docs”, mas, de fato, ele foi divido em três partes: Documentos (corresponde ao Word da Microsoft), Planilhas (Excel) e Apresentações (PowerPoint). Enquanto o primeiro é um editor de texto, o segundo serve para criar e editar planilhas e, por fim, o terceiro tem como função a criação de apresentações de slides.

Com o Hangouts Chat, as equipes podem trabalhar com facilidade em um só lugar. Ele ajuda as equipes a colaborar de modo fácil e eficiente usando mensagens diretas e conversas em grupo. Com salas virtuais dedicadas para manter os projetos ao longo do tempo, além das conversas, o Chat simplifica o monitoramento do progresso e o acompanhamento das tarefas. Atualmente o Chat é compatível com 28 idiomas e até 8.000 membros em cada sala.

Faça upload dos itens do Drive, colabore no Documentos, Planilhas ou Apresentações e participe de reuniões on-line com o Hangouts Meet. Você também pode usar a pesquisa avançada do Google para procurar membros da sala, conversas antigas e arquivos compartilhados. O bot do Drive avisa quando as pessoas compartilham arquivos com você, fazem comentários ou solicitam acesso aos seus documentos. E o bot do Meet é diretamente integrado ao Google Agenda para programar reuniões para você.

Obtenha mais informações em: https://chat.google.com

Aplicativos de Mensagens Instantâneas

WhatsApp é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet. Também podem ser criados grupos para que um grupo de pessoas com interesses afins possam compartilhar informações entre si. Através do WhatsApp é possível fazer ligações de vídeos com até 4 pessoas.

Obtenha mais informações em: https://www.whatsapp.com

O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas baseado na nuvem. O Telegram está disponível para smartphones ou tablets, computadores e também como Aplicação web. Os usuários podem enviar mensagens e trocar fotos, vídeos, stickers e arquivos de qualquer tipo.

Obtenha mais informações em: https://telegram.org

Aplicativos para Escanear documentos com o Celular

O popular serviço na nuvem do Google já vem pré-instalado nos aparelhos com Android e também está disponível para iPhones. Nele, existe uma função para escanear novos documentos, que é claro, já ficam disponíveis até mesmo na nuvem e salvos no formato PDF.

A vantagem de usar esse aplicativo é que você pode facilmente baixar ele no computador se você tiver o cliente do Google Drive instalado.

Links para Download: Android / iPhone

Um aplicativo bem completo e popular para escanear documentos é o TapScanner, que está disponível para Android e iPhone. Além de fazer a captura das imagens de documentos com suporte a OCR, utilizado para editar trechos do texto, este aplicativo também lhe dá a possibilidade de utilizar tags para categorizar os seus documentos e mantê-los organizados.

Links para Download: Android / iPhone

Outra opção bem popular para os celulares boa para fazer o escaneamento de documentos é o Tiny Scanner, que consegue armazenar as suas capturas tanto localmente, quanto na nuvem em serviços como o Dropbox, Google Drive, Evernote e outros. Além das funções mais comuns, algo bem útil do TinyScanner fica por conta de poder controlar o nível de contraste, ideal para fazer documentos mais escuros terem uma imagem nítida.

Links para Download: Android / iPhone

Com o Adobe Scan, você captura e converte documentos, formulários, cartões de visita e quadros brancos em Adobe PDFs de alta qualidade. E, com diferentes modos de captura, você garante que sempre vai capturar a digitalização mais nítida.

Links para Download: Android / iPhone

Acesso Remoto

O TeamViewer é um pacote de software proprietário para acesso remoto, compartilhamento de área de trabalho, conferência online e transferência de arquivos entre computadores. O programa opera dentro dos sistemas operacionais: Microsoft Windows, OS X, Linux, iOS, Android, Windows RT e Windows Phone.

Obtenha mais informações em: https://www.teamviewer.com/pt-br/

Softwares de acesso remoto, como o AnyDesk, não podem faltar na rotina de profissionais que estão sempre em reuniões externas ou que precisam trabalhar em documentos com outros membros da equipe de forma simultânea.
Isso porque o AnyDesk permite que o usuário acesse seu PC remotamente de outro desktop ou smartphone, nos sistemas operacionais Android e iOS.
Totalmente traduzida para o português, a ferramenta é bastante simples, intuitiva e segura, facilitando a rotina de quem precisa acessar qualquer tipo de documento remotamente e com urgência.

Como o AnyDesk funciona?
O AnyDesk funciona da seguinte forma: o profissional baixa e executa o software no computador que fica no seu ambiente de trabalho. A instalação gera um código que permitirá o acesso remoto.
Caso um terceiro precise visualizar um PC remotamente, deverá receber o código de acesso do desktop a ser pareado, digitá-lo em seu próprio computador e clicar em “conectar”. A pessoa que enviou o código deve clicar em “aceitar” e definir as regras de permissão.
Agora, se é próprio profissional que precisa acessar o computador que ficou na empresa, é possível criar uma senha de acesso, configurando o AnyDesk para permitir o acesso sem monitoramento.
Vale lembrar que a ferramenta se adequa muito bem ao sistema de colaboração online. Dessa forma, mais pessoas podem acessar o sistema ao mesmo tempo, configurando textos, imagens e outros documentos com facilidade. Até uma manutenção remota fica mais fácil com o AnyDesk.

Obtenha mais informações em: https://anydesk.com/pt

Outros Serviços

O portal de periódicos da CAPES pode ser acessado de qualquer lugar. Para isso basta utilizar o login da rede CAFe, localizado no menu superior esquerdo do portal de periódicos conforme imagem abaixo:

Clique aqui para acessar o link direto do Acesso CAFE.

Após acessar a página pelo link acima ou acessando as informações da imagem, selecione o IFMA conforme ilustração abaixo:

Na próxima etapa, informe as credenciais (usuário e senha) do SUAP e confirme outras etapas que podem ser solicitadas. Se você tiver feito tudo certo, irá aparecer que você está acessando como IFMA, conforme imagem abaixo:

O QAcadêmico foi o software de gestão acadêmico do IFMA até o fim de 2017. A partir de 2018 as turmas passaram a ser criadas exclusivamente no SUAP Edu. Porém, para as turmas criadas antes de 2018, ainda é utilizado como controle acadêmico pelo registro escolar, docentes e alunos em algumas unidades.

O acesso dos alunos e professores é realizado inteiramente pela Web, podendo ser acesso da casa pelo endereço: https://qacad.ifma.edu.br

Os setores de registro escolar por outro lado precisam utilizar uma versão Desktop, que também pode ser acessada de fora. Caso tenha necessidade desse acesso abra um chamado no SUAP.

Obtenha mais informações em: https://portal.ifma.edu.br/aluno/sistema-academico/

Fim do conteúdo da página